TJAM: Esmam divulga os cursos e seminários confirmados para os próximos meses

26 04 2013

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) já está com vários cursos, palestras e seminários confirmados para os próximos meses, dentre eles, a palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o Fórum de Direito Comparado, no mês de maio; um curso de atualização em Direito Ambiental, em junho; seminário sobre política antimanicomial (agosto); e seminário a respeito da “Criminalização das Drogas”, no mês de setembro.

A informação é da coordenadora da instituição, juíza Lúcia Viana. “Estamos seguindo as orientações do nosso presidente, o desembargador Ari Moutinho, e também do nosso diretor, desembargador Flávio Pascarelli. E queremos aproveitar para convidar todos os magistrados e público em geral para participar dos cursos, seminários e palestras realizados pela Esmam”, disse a juíza, que assumiu a coordenação da escola com o compromisso de promover uma maior integração dos magistrados com a instituição. “A Esmam representa mais uma oportunidade para que juízes e operadores do Direito, além dos servidores e acadêmicos possam ter seus conhecimentos aperfeiçoados e atualizados”, acrescentou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, ressaltou que a Escola Superior da Magistratura do Amazonas vem dando saltos significativos, com o aumento gradativo de cursos e eventos promovidos pela instituição. “Para nós é motivo de orgulho acompanhar esse crescimento. A cada ano, a instituição tem oferecido um maior número de cursos e seminários, fortalecendo o seu papel junto aos magistrados, acadêmicos, servidores e advogados do Amazonas”, declarou, enfatizando que o trabalho da Esmam é imprescindível para a formação e atualização dos magistrados.

De acordo com a coordenadora, somente o conhecimento jurídico não atende mais às demandas dos jurisdicionados. “Através da Esmam,  os juízes terão mais uma ferramenta para poder se preparar melhor pelo viés transdisciplinar da sociologia, filosofia, medicina, psicologia, enfim, das humanidades”, destacou Lúcia Viana.

Motivação

Para motivar os magistrados na atualização de conhecimentos, a coordenação da escola pretende ouvir os juízes, através de pesquisas, a fim de oferecer cursos, seminários e palestras que abordem temas e assuntos que sejam do interesse dos magistrados, respondendo, assim, aos seus anseios. “Buscaremos, sem sombra de dúvida, uma maior aproximação e integração dos magistrados com a Esmam, pois ela existe para eles e por eles. Estaremos sempre abertos às sugestões e críticas”, destacou.

Segundo o diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, o Código de Ética da Magistratura diz que é dever do magistrado a constante atualização. “Ele deve isso ao jurisdicionado, que tem direito de ser julgado por um juiz preparado e esse preparo deve ser constante”, afirmou.

Pascarelli informou ainda que há uma determinação da Escola Nacional dos Magistrados (Enfam) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de que juízes só podem receber promoções por merecimento se tiverem frequentado cursos de Escola da Magistratura nos seis meses anteriores ao processo.

Veja quais os cursos já confirmados

De acordo com a programação da Esmam, os próximos cursos que já estão confirmados para este ano são:
** Curso de Atualização em Direito Ambiental (de 12 a 15 de junho);
** Curso de Humanismo em 9 lições (de 08 a 12 de julho);
** Palestra com o ministro do STF Marco Aurélio Mello (10 de maio) – Segurança Jurídica;
** IV Fórum de Direto Comparado: BRXESP (13 de maio);
** Seminário Direito Achado na Rua – Direitos Humanos no Acesso à Justiça (22 a 24 de maio);
** Seminário Vemepa (1º a 03 de agosto);
** Seminário de Política Antimanicomial (22 e 23 de agosto);
** Seminário Direito e Psicanálise (13 de setembro);
** Seminário Debatendo a Criminalização das Drogas (19 e 20 de setembro);
** Curso Fundação Konrad Adenauer (17 e 18 de outubro).

SERVIÇO:

Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam)

Onde fica? Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, s/n, bairro de São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus;

Informações: (92) 3303-5243. Os interessados também podem acessar o site da Esmam, no endereço eletrônico http://www2.tjam.jus.br/esmam/ .

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d blogueiros gostam disto: